Autocensura

Recentemente, li cartas da época da Segunda Guerra Mundial que meu pai enviou para minha mãe. Ele serviu no norte da África e ela ficou nos EUA. Como segundo-tenente do Exército americano, ele fora incumbido de censurar as cartas dos soldados e manter as informações sensíveis longe do inimigo. Por isso, era engraçado ver escrito no envelope: “Censurado pelo segundo-tenente John Branon”. De fato, ele havia censurado linhas de suas próprias cartas!
A autocensura é uma boa ideia para todos nós. Várias vezes na Bíblia, os escritores mencionam a importância de darmos uma boa sondada em nós mesmos para descobrirmos o que está errado e que não honra a Deus. O salmista, por exemplo, orou: “Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos […] Mostra-me se há em mim algo que te ofende” (Salmo 139:23,24). Jeremias colocou assim: “examinemos nossos caminhos e voltemos para o Senhor” (Lamentações 3:40). E Paulo, falando da condição da alma no momento da comunhão, disse: “examinem-se antes” (1 Coríntios 11:28).
O Espírito Santo nos ajuda a abandonarmos as atitudes ou ações que desagradam a Deus. Portanto, antes de iniciarmos o dia, paremos e procuremos a ajuda do Espírito para fazermos uma autocensura para que possamos voltar ao Senhor em comunhão com Ele. Dave Branon - Pão Diário

Sem comentários: