A Revolução do canto

O que é preciso para iniciar uma revolução? Armas? Bombas? Guerrilha? Na Estônia, iniciou-se com músicas. Após viverem sob a ocupação soviética por décadas, o movimento começou ao som de canções patrióticas que originaram a “Revolução do Canto”, a qual desempenhou papel fundamental na restauração de sua independência em 1991.
O movimento é descrito como “a revolução não violenta que derrubou uma ocupação muito violenta”. O canto sempre foi importante para unir os estonianos durante os 50 anos sob domínio soviético. A música desempenha um papel importante e nos ajuda em tempos difíceis. Pergunto-me se é por isso que nos identificamos tão prontamente com os salmos. Foi numa noite escura da alma que o salmista cantou: “Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!…” (Salmo 42:5). Foi nessa época de profunda desilusão que Asafe, o líder do culto, lembrou a si mesmo: “Certamente Deus é bom para Israel, para os que têm coração puro” (73:1).
Em nossos momentos difíceis, que possamos nos juntar aos salmistas com os cânticos para o nosso coração. Esse cantar superará a tirania do autodesespero e a confusão com a fé plena da confiança alimentada no grande amor e fidelidade de Deus. Bill Crowder - Pão Diário

Sem comentários: