Não andem ansiosos

Esta passagem é conhecida como o Sermão do Monte e mostra como Jesus sempre foi muito prático e didático. Quando Ele fala “observem os pássaros… observem os lírios” (Mateus 6:26,28), está em meio a paisagens onde essas coisas podem ser vistas. Assim, as lições ficavam impressas na mente dos ouvintes.
Nosso relacionamento com Deus se baseia em fé, que é contrária à ansiedade. Quando Jesus diz que viver preocupado não acrescenta sequer uma hora à nossa vida (v.27), isso não quer dizer que não devamos ter responsabilidade. Mas, sim, que não precisamos viver opressos pela ansiedade. As ervas do campo e os pássaros não trabalham, e ainda assim Deus lhes supre o necessário. Somente ao homem, em toda a criação, foi dada a ordem de trabalhar (Gênesis 2:15). Ou seja, Jesus está dizendo que devemos cumprir a nossa responsabilidade sem que vivamos preocupados. Para Ele, valemos bem mais que do que os animais ou as plantas (v.26)! E, se o Senhor se importa com eles, quanto mais se importará conosco, que fomos criados à Sua imagem!
Quando estamos preocupados, nossa confiança em Deus é removida e colocada sobre nosso desempenho, como se tudo dependesse de nós. Por outro lado, a fé nos leva ao lugar de sabermos que, se cumprirmos com nossa responsabilidade, podemos contar com a ajuda do Pai. Você está adoecendo pela ansiedade quando poderia estar experimentando a paz de Deus? Luciano Subirá - Pão Diário

Sem comentários: