Uma reação crítica


Doe 1 euro clicando no botão amarelo na coluna ao lado. Deus abençoe!

As palavras difíceis ferem e meu amigo, um premiado autor, lutou para saber como responder às críticas que recebera. Seu novo livro tinha recebido críticas excelentes e um valioso prêmio. No entanto, um respeitado crítico o elogiou descrevendo seu livro como bem escrito e, ainda assim, o criticando severamente. Buscando apoio nos amigos, ele perguntou: “Como devo responder?”. Um amigo aconselhou: “Deixa para lá”. Compartilhei conselhos da redação de revistas sobre a escrita, incluindo dicas para ignorar tais críticas ou aprender com elas e continuar trabalhando e escrevendo.
Finalmente, decidi ver o que as Escrituras, que têm os melhores conselhos, têm a dizer sobre isso. Tiago nos aconselha: “estejam todos prontos para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar” (1:19). Paulo nos orienta: “Vivam em harmonia uns com os outros” (Romanos 12:16).
Um capítulo inteiro de Provérbios, no entanto, oferece extensa sabedoria sobre como reagir a disputas. “A resposta gentil desvia o furor”, diz Provérbios 15:1. “Quem tem paciência acalma a discussão” (v.18). Além disso, “quem dá ouvidos à repreensão adquire entendimento” (v.32). Considerando tal sabedoria, que Deus nos ajude a guardar a língua, como meu amigo o fez. Mais do que tudo, porém, a sabedoria nos instrui a ter “temor ao Senhor” porque “a humildade precede a honra” (v.33). Patricia Raybon - Pão Diário

Sem comentários: