Nos caminhos do Pai

Na década de 1960 foi organizada uma comunidade piloto para a vida inter-racial em Chicago, EUA. Muitos afro-americanos de classe média compraram casas por “contratos”, que combinavam as responsabilidades da propriedade com as desvantagens de alugar. No contrato de venda, o comprador não se tornava proprietário e, se perdesse um pagamento único, perderia imediatamente a entrada inicial, todos os pagamentos mensais e a própria propriedade. Vendedores inescrupulosos praticaram preços inflacionados, e as famílias eram despejadas quando deixavam de pagar uma prestação. Esse ciclo se retroalimentava pela ganância.
Samuel designou seus filhos como juízes sobre Israel, mas eles foram movidos pela ganância, e “não eram como seu pai” (1 Samuel 8:3). Diferente de Samuel, eles se afastaram após ganhos desonestos e usaram sua posição em proveito próprio. Isso desagradou os anciãos de Israel e a Deus, desencadeando um ciclo de reis nas páginas do Antigo Testamento (vv.4,5).
Recusar-se a seguir os caminhos de Deus dá espaço para a perversão desses valores e, faz a injustiça florescer. Andar nos Seus caminhos significa que a honestidade e a justiça são claramente vistas não apenas em nossas palavras, mas também nas ações. Essas boas ações nunca são um fim em si mesmas, mas permitem que outros possam ver e honrar nosso Pai no Céu. John Blase - Pão Diário

Sem comentários: