Marcas da Igreja

A Igreja nasceu em meio a perseguições e sua história mostra os embates que ela sofreu. Por isso não podemos estranhar que, em nosso tempo, tenhamos que conviver com críticas, difamações, distorções etc. Isso sempre fez parte de nossa história.
A passagem de Atos 4 está dentro desse contexto de perseguição. Mas o que chama a atenção é a reação da Igreja diante disso e que evidencia as suas marcas.
A primeira marca, é a vida de oração: “levantaram juntos a voz e oraram a Deus” (Atos 4:24). A oração sempre será característica da Igreja verdadeira.A segunda é a plenitude do Espírito: “…todos ficaram cheios do Espírito Santo” (v.31). Quando cremos no evangelho, o Espírito vem habitar em nosso coração, e Ele vai plenificando nosso pensamento, falar, relacionamentos, ações e projetos. Todo o nosso ser é envolto pela plenitude do Espírito.
A terceira marca é a evangelização. No contexto da perseguição, aquela Igreja poderia recolher-se, mas faz o contrário: ora a Deus por coragem para pregar. Não podemos nos omitir da responsabilidade de anunciar o evangelho de Cristo. Somos chamados a pregar a Palavra da graça salvadora dos palácios às casas mais simples, dos mais instruídos aos mais simples. Seremos sempre incompreendidos, caluniados, acusados, mas nenhuma dessas três marcas pode deixar de ser vista em nós. Juarez Marcondes Filho - Pão Diário

Sem comentários: