Amigos verdadeiros

No Ensino Médio, eu tinha uma “amiga de ocasião”. Éramos “amigas” na igreja e ocasionalmente saímos juntas fora do ambiente escolar. Mas na escola a história era outra. Se ela me visse sozinha, poderia até me dizer um “oi”; mas somente se ninguém mais estivesse por perto. Com isso, raramente eu tentava chamar sua atenção dentro dos muros da escola, pois conhecia os limites dessa amizade.
Provavelmente, todos nós já tivemos amizades desapontadoras ou unilaterais. Mas há outro tipo de amizade: uma que é ilimitada. É a amizade que temos com pessoas afins comprometidas em compartilhar a jornada da vida conosco.
Davi e Jônatas eram amigos assim. Jônatas era “um em espírito” com Davi e o amava “como a si mesmo” (1 Samuel 18:1-3). Apesar de Jônatas ter sido o próximo na linha de sucessão ao trono após a morte de seu pai Saul, ele era leal a Davi, o substituto escolhido por Deus. Ajudou Davi a frustrar dois planos do rei Saul para matá-lo (19:1-6; 20:1-42). Apesar de todas as probabilidades, Jônatas e Davi permaneceram amigos expressando essa verdade de Provérbios: “O amigo é sempre leal” (17:17). Essa amizade fiel também nos dá um vislumbre do relacionamento amoroso que Deus tem conosco (João 3:16; 15:15). Através de amizades como a deles, aprofundamos a nossa compreensão do amor de Deus. Alyson Kieda - Pão Diário

Sem comentários: