Um jovem que, constantemente, entrava em confusão sempre pedia desculpas aos seus pais quando o confrontavam. Não importava o quanto ele os entristecia por erros cometidos, sempre tornava a fazer outras coisas erradas — com a certeza de ser perdoado. Finalmente seu pai o levou à garagem para uma conversa. Lá, pegou um prego para martelá-lo na parede. Em seguida deu o martelo ao filho e pediu-lhe para retirar o prego. O menino encolheu os ombros, pegou o martelo e retirou o prego. 
“Assim é com o perdão, filho. Quando você faz alguma coisa errada é como martelar na parede. O perdão é quando você retira o prego.” 
“Está bem, entendi”, disse o menino. 
“Agora pegue o martelo e puxe para fora o buraco do prego”, disse-lhe o pai. 
“É impossível”, respondeu o menino. “Eu não posso puxá-lo para fora.” 
Como ilustra esta história e a vida do rei Davi prova, o pecado deixa consequências. Embora Davi tenha sido perdoado, seu adultério e o assassinato do heteu deixaram cicatrizes e trouxeram problemas para a família (2 Samuel 12:10). Essa dura verdade pode servir de aviso para nossas vidas. A melhor maneira de evitar os danos permanentes do pecado é viver uma vida de obediência a Deus. Branon - Pão Diário