O bode expiatório

O Bode Expiatório é um livro de Daphne du Maurier, a respeito de dois homens que estão chocados com a semelhança impressionante entre eles. Eles se encontram uma noite, mas um deles foge, roubando a identidade do outro e deixando-o para trás para que adentrasse em uma vida cheia de problemas. O segundo homem se torna um bode expiatório.
 A origem dessa palavra vem de uma cerimônia realizada com dois bodes no Dia do Perdão judaico (conhecido como Iom Kipur). O sumo sacerdote sacrificava um bode e simbolicamente colocava o pecado do povo sobre a cabeça do outro — o bode expiatório — antes de enviá-lo para o deserto levando a culpa do pecado (Levítico 16:7-10).
 Mas quando Jesus veio, Ele se tornou nosso bode expiatório. Ele ofereceu-se a si mesmo “de uma vez por todas” como sacrifício para pagar pelos pecados “do mundo inteiro” (Hebreus 7:27; 1 João 2:2). Aquele primeiro bode foi sacrificado como uma oferta pelo povo de Deus e simbolizava o sacrifício de Jesus na cruz. O outro bode era a representação de Jesus completamente inocente que aceitava e removia nosso pecado e culpa.
 Nenhum de nós está sem pecado, mas o Pai colocou sobre Jesus “...a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6). Deus vê os seguidores de Seu Filho como inculpáveis — pois Jesus tomou toda a culpa que merecíamos. Cindy - Pão Diário