Feitos um para o outro

“Eu cuido dele. Quando ele está feliz, fico feliz”, diz Stella. Merle responde: “Fico feliz quando ela está por perto”. Eles são casados há 79 anos. Quando Merle foi colocado numa casa de repouso, ele sentiu-se muito triste, então Stella prontamente o levou de volta para casa. Ele tem 101 e ela 95 anos. Embora ela precise do andador para se locomover, faz o que pode para o marido, como preparar as comidas que ele gosta. Mas não pode fazer tudo sozinha, portanto, os netos e vizinhos ajudam naquilo que ela precisa.
A vida desse casal é um exemplo de Gênesis 2, onde Deus diz: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete” (v.18). Nenhuma das criaturas que Deus fez antes de Adão se encaixa nessa descrição. Somente em Eva, Adão encontrou uma ajudante e companheira adequada feita a partir da sua própria costela (vv.19-24).
Eva foi a companhia perfeita para Adão, e através deles Deus instituiu o casamento. Não foi apenas para que um ajudasse o outro, mas também para iniciar uma família e cuidar da criação, que inclui outras pessoas e seres (1:28). Daquela primeira família, surgiu uma comunidade para que, casados ou solteiros, idosos ou jovens, nenhum de nós permanecesse sozinho. Como comunidade, Deus nos deu o privilégio de compartilharmos “os fardos uns dos outros” (Gálatas 6:2). Alyson Kieda - Pão Diário

Sem comentários: