Tentação útil


Doe 1 euro clicando no botão amarelo na coluna ao lado. Deus abençoe!

Um monge do século XV, Tomás de Kempis, oferece no clássico A imitação de Cristo (Ed. Vozes, 2015) uma perspectiva sobre a tentação que pode ser surpreendente. Em vez de focar na dor e dificuldades que a tentação pode trazer, ele escreve: “As tentações são úteis porque podem nos tornar humildes, purificar-nos e nos ensinar”. E explica: “A chave para a vitória é a verdadeira humildade e a paciência; nelas vencemos o inimigo”.
Humildade e paciência. Como minha caminhada com Cristo seria diferente se eu respondesse assim à tentação! Reajo com vergonha, frustração e tentativas impacientes de me livrar da luta?
Mas as tentações e provações que enfrentamos não precisam ser sem propósito ou uma ameaça. Embora ceder à tentação possa nos trazer desgosto e destruição (Tiago 1.13-15), quando nos voltamos a Deus com corações humildes buscando Sua sabedoria e graça, descobrimos que Ele é generoso e que não nos repreenderá por pedirmos (v.5). Pelo poder de Deus em nós, as nossas provações e lutas para resistir ao pecado nos tornam perseverantes, para que sejamos “maduros e completos”, sem que nada nos falte (v.4).
Confiando em Jesus, não há razão para temermos. Como filhos amados de Deus, encontramos paz ao descansarmos em Seus braços amorosos, mesmo ao enfrentarmos tentações. Pão Diário

Sem comentários: