Precisando de resgate

Aldo era adolescente e trabalhava sozinho num barco de pesca ancorado a cerca de 125 km da ilha de Sulawesi, na Indonésia, quando os ventos fortes derrubaram a cobertura do ancoradouro que desapareceu no mar. Por 49 dias, Aldo ficou no oceano. Toda vez que avistava um navio, acendia a lâmpada e tentava chamar a atenção dos marinheiros, apenas para se decepcionar. Cerca de dez navios passaram pelo adolescente desnutrido antes de ele ser resgatado.
Jesus contou uma parábola sobre alguém que precisava de resgate a um “especialista da lei” (Lucas 10:25). Dois homens, um sacerdote e um levita viram o homem ferido enquanto viajavam. Mas, em vez de ajudá-lo, os dois atravessaram “para o outro lado da estrada” (vv.31,32). Não sabemos o porquê disso, pois ambos eram homens religiosos e familiarizados com a lei de Deus para amar o próximo (Levítico 19:17,18). Eles podem ter pensado que era muito perigoso. Ou talvez não quisessem violar as leis judaicas sobre tocar em cadáveres, o que os tornaria cerimonialmente impuros e incapazes de servir no Templo. Por outro lado, um samaritano, que era desprezado pelos judeus, agiu com nobreza ao ver o homem necessitado e desinteressadamente cuidou dele.
Jesus encerrou esse ensinamento com a ordem aos Seus seguidores: “Vá e faça o mesmo” (10:37). Que Deus nos dê a disposição para, em amor, estender ajuda aos outros. Poh Fang Chia - Pão Diário

Sem comentários: