Um fogo chamado Santo

Após anos de seca, os incêndios no sul da Califórnia deixaram os moradores pensando que eram atos de Deus. Essa impressão errada foi reforçada quando os jornais começaram a se referir a eles como o fogo sagrado. Muitos não familiarizados com a área não perceberam que era uma referência à região do Holy Jim Canyon (Canion de Santo Jim). Mas quem foi o Santo Jim? Diz a lenda que era um apicultor do séc. 19, ateu e rabugento, que recebeu esse apelido irônico dos vizinhos.
A referência que João Batista fez sobre o batismo do Espírito Santo “e com fogo” está no contexto de Lucas 3:16. É provável que pensasse que o Messias fosse o fogo ardente “que refina o metal” profetizado por Malaquias (3:1-3; 4:1). Mas apenas depois que o Espírito de Deus veio como vento e fogo sobre os seguidores de Jesus, as palavras de Malaquias e João se cumpriram (Atos 2:1-4).
O fogo que João previu não era o esperado. Como um verdadeiro ato de Deus, veio com ousadia proclamar um tipo diferente de Messias e chama sagrada. No Espírito de Jesus, expôs e consumiu nossos esforços humanos fúteis — enquanto abria espaço para o amor, a alegria, a paz, a paciência, a amabilidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio do Espírito Santo (Gálatas 5:22,23). Esses são os atos de Deus que Ele deseja trabalhar em nós. Mart DeHaan - Pão Diário

Sem comentários: