Suave, mas poderoso

Quando a ocupação inimiga aumentou na Holanda, Anne Frank e sua família se mudaram para um esconderijo para fugir do perigo. Eles permaneceram escondidos por dois anos durante a Segunda Guerra antes de serem enviados aos campos de concentração. Mesmo assim, Anne escreveu no que se tornou o famoso Diário de Anne Frank (Ed. Record, 2014): “A longo prazo, o espírito bondoso e gentil é a arma mais brutal de todas”.
A gentileza pode ser uma questão complicada quando lidamos com a vida real.
Em Isaías 40, temos a imagem de Deus como gentil e poderoso. “Como pastor […] levará os cordeirinhos nos braços” (v.11). Mas isso vem depois de: “o Senhor Soberano vem com poder; com braço forte governará” (v.10). Todo-poderoso, mas gentil quando se trata de proteger os vulneráveis. Pense em Jesus, que brandiu o chicote ao virar as mesas dos cambistas no Templo, mas também cuidou gentilmente das crianças! Ele usou palavras poderosas para denunciar os fariseus (Mateus 23), mas perdoou a mulher que carecia de Sua misericórdia (João 8:1-11).
Há momentos de defendermos os fracos e desafiarmos outros a buscarem justiça, mas também deixar que todos vejam “que vocês são amáveis em tudo que fazem” (Filipenses 4:5). Ao servirmos a Deus, às vezes nossa maior força revela um coração bondoso com os necessitados. Dave Branon - Pão Diário

Sem comentários: